top of page

BG e Basquete Cruzada, lance solidário



“Carioca, nascido e criado na Cruzada São Sebastião, 39 anos, sou formado na rua, PHD em vida”, diz Wagner da Silva, criador do projeto Basquete Cruzada, que há 21 anos abre novas perspectivas para crianças e adolescentes. Hoje, na tarde solidária da BG, quem comprar qualquer peça ou acessório, estará apoiando os 150 jovens participantes desse trabalho, que hoje bate recordes na dobradinha esporte e educação.


Dez por cento da receita com a venda BG 60% off reverterá para o Basquete Cruzada. Franco, direto, em frases simples, Wagner faz rapidamente um retrato atual da Cruzada São Sebastião: "no coração da Zona Sul, ela abriga um lucrativo negócio de venda de drogas que seduz. Ao contrário de muitos amigos meus, sou privilegiado. Cresci tendo três mentores, coisa rara por aqui: meu primo, que jogava basquete, e meus pais. Isso fez com que eu fosse para as quadras cedo."


Wagner da Silva e seus alunos no Basquete Cruzada
Wagner da Silva e seus alunos no Basquete Cruzada

Pelo Flamengo, Wagner foi para os Estados Unidos tentar uma bolsa. “Não consegui porque meu inglês era ruim”, conta. Jogou um ano na Suíça. No Brasil, o sonho continuou. “Numa época em que só se jogava futebol, eu e mais três amigos começamos a treinar a galera no basquete para participar da Copa dos Bairros”, lembra.

A criançada foi chegando e gostando de quicar a bola em direção à cesta. E o Basquete Cruzada foi aumentando. Em 2015 teve sua quadra, na Escola Municipal Santos Anjos, reformada pela NBA, maior liga do esporte no mundo. As histórias de virada são muitas e tão bonitas quanto as jogadas dos campeões do Orlando Magic, que já visitaram a quadra do Basquete Cruzada.


Ramon, personagem de David Jr, na novela Bom Sucesso, se inspira na vida de Wagner da Silva
Ramon, personagem de David Jr, na novela Bom Sucesso, se inspira na vida de Wagner da Silva

São inúmeros os casos de sucesso que acontecem no projeto. "Tem o Elias, que foi para o Flamengo e ganhou bolsa para estudar nos Estados Unidos. Tiramos a Jane do tráfico para o muay thai. Ela vai ser professora do esporte. Nosso diferencial é uma equipe formada por psicólogo, pedagoga e assistente social. Não é só jogar bola e deixar a galera se divertir. Cada criança é um universo e procuramos com a família resolver os problemas da forma que dá. Estamos sempre de braços abertos", diz.


Atualmente Wagner coordena um projeto cultural na UFF (Universidade Federal Fluminense) e é assistente do treinador de basquete Alberto Bial na orientação do elenco da novela "Bom sucesso", das 7h. "O personagem Ramon, interpretado por David Jr, lembra um pouco a minha vida", observa.


Além das aulas de basquete para alunos a partir de 4 anos até adultos, o Basquete Cruzada tem oficinas de jiu-jítsu, muay thai, tênis e capoeira. Para ampliar seu alcance na área de educação e manter o Centro Cultural, Wagner criou a campanha "Basquete Cruzada - Lance Certo", https://benfeitoria.com/basquetecruzada?ref=benfeitoria-pesquisa-projetos. O crowdfunding aceita doações de R$ 10,00 a R$ 1.500,00.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logo_BGNews_Set2019.png
bottom of page